História

O Sabóia Atlético Clube foi fundado no dia 7 de Março de 1951 com o inuito de «elevar moralmente os seus filiados, desenvolvendo o culto pela arte [organizando] um grupo dramático e musical, biblioteca e aulas de primeiras letras» e desenvolver todos os ramos do desporto.

 

Criado por uma comissão organizadora de 14 membros - Rafael Ruivo Vicente Lopes, José Pereira Pacheco, Fernando Pereira da Silva, Joaquim de Matos Mariano, João Vicente Ruivo, Arménio Candeias Pereira, José Manuel Pereira Ribeiro, Carlos de Matos Ferreira, Adelino Correia da Silva, Inácio Afonso da Silva, António dos Reis Calapez, César de Matos Mendes, Eliseu José Gregório e Manuel Guerreiro Duarte, o Sabóia Atlético Clube tem conhecido, como todas as colectividades de cultura e recreio, momentos bons e momentos menos bons.

Entre os melhores momentos da história do Clube, o facto de nos anos 50/60, um jogador do Clube, PACHECO NOBRE, ter representado o Sporting Clube de Portugal, clube onde conseguiu a internacionalização pela Selecção Nacional. Destaca-se ainda o título de campeão concelhio de futebol sénior conseguido em 1959, o de campeão distrital do INATEL, igualmente em futebol sénior em 1975/1976 e a subida à 1ª Divisão Distrital de Beja em 1997, mercê do segundo lugar obtido no campeonato da 2º Divisão Distrital na época 96/97. Devido à demissão da dorecção da época, a participação no campeonato acabou por não se concretizar.

Por decisão governamental publicada no Diário da Républica número 78, II Séria, de 4 de Abril de 1991, o Sabóia Atlético Clube foi declarado Instituição de Utilidade Pública.

Depois de um longo período de 6 anos sem direcção, o actual presidente, Garcia Rodrigues, reuniu um conjunto de pessoas e pegou num projecto perdido. Ressalve-se a dedicação de um antigo Director, José Manuel Guerreiro, que durante esses 6 anos, dia após dia insistiu em abrir o bar da Instituição, conseguindo angariar uma verba que permitiu reactivar o Clube.

Desda a época de 2007/2008 que o Sabóia Atlético Clube tem sido presidido por Garcia Rodrigues, tendo no dia 3 de Setembro de 2011 tomado posse para o seu 3º mandato.

A disputar actualmente o campeonato da 2ª Divisão Distrital de Beja, o Sabóia Atlético Clube conta com cerca de 200 sócios activos e apresenta-se como candidado a um dos lugares cimeiros, depois de nas últimas 3 temporadas ter conseguido um 4º lugar, um 2º lugar e um 3º lugar.

Apesar da evolução dos tempos, o Sabóia Atlético Clube  debate-se constantemente com a ausência de meios e de condições de trabalho, nomeadamente a falta de iluminação do campo de jogos, sendo impossível efectuar treinos durante a semana, depois de os atletas terminarem o trabalho ou a escola, tendo sido também, até ao momento, um entrave para a evolução do clube, impossibilitando a criação de camadar jovens.

A direcção continua na esperança que ocorra "um milagre" chamado relvado sintético que venha dinamizar a actividade desportiva na região.

No seguimento de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Odemira, foram construidos novos balneários no campo de futebol, ficando apenas a faltar a construção das instalações sanitárias públicas, sem as quais não é possível continuar a utilizar o campo.